terça-feira, 4 de outubro de 2016

a importância do brincar





A professora da faculdade de Educação da USP, Tizuko Morchida, fala um pouco mais sobre o papel das brincadeiras na educação infantil. Ela destaca que até os bebês aprendem a fazer escolhas através dos brinquedos.


aprendendo através de brincadeiras.


Este trabalho tem como objetivo promover um estudo acerca dos jogos, brinquedos e brincadeira, mostrando a sua importância para o bom desenvolvimento da criança, sensibilizando os educadores para a sua prática em sala de aula com a arte de aprender através dos brinquedos e brincadeiras na educação infantil. O brinquedo e a brincadeira são de um aspecto muito importante na interação da criança com o adulto, com o outro. E através da brincadeira em grupo que acontece a socialização compreensão de regras, aprendendo a lidar com os sentimentos, interação, a resolver conflitos, desenvolve a imaginação e a criatividade para resolver problemas. A criança tem um conhecimento que construído na convivência do ambiente familiar e na interação sócio cultural, e é muito importante que professores conheçam esse saber, adotando na sua prática pedagógica as brincadeiras, brinquedos com o objetivo de contribuir para que se desenvolvam, que construam, adquirindo conhecimentos. Para que isso aconteça se faz necessário os educadores resgatarem as brincadeiras e brinquedos que eram passados pelos seus pais e avós, e os que as próprias crianças criam. Dessa maneira elas terão uma vivência muito rica e importante, que estimulará sua criatividade, sua coordenação, ajudando para que ela tenha uma boa aquisição na aprendizagem da escrita e leitura. Sendo necessário conhecer o significado de brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, fazendo uma análise na primeira parte referente ao papel do educador neste processo lúdico, que é fundamental e ainda, os benefícios que o brincar proporciona. A segunda faz uma abordagem através da contribuição dos brinquedos e brincadeiras para leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança.
http://pedagogiaaopedaletra.com/arte-aprender-atraves-brinquedos-brincadeiras-educacao-infantil/


jogos simbólicos na educação infantil

O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a
 fantasia, a atividade psico-motora exercida acaba por prender a criança à realidade. na 
sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real. Por essa via, quando a criança estiver mais velha, é possível estimular a diminuição da atividade centrada em si própria, para que ela vá adquirindo uma socialização crescente. As características dos jogos simbólicos são: liberdade de regras (menos as criadas pela criança); desenvolvimento da imaginação e da fantasia; ausência de objetivo explícito ou consciente para a criança; lógica própria com a realidade; assimilação da realidade ao "eu". No jogo simbólico a criança sofre modificações, a medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa tendência imitativa, a criança busca coerência com a realidade. Na pré-escola, o raciocínio lógico ainda não é suficiente para que ela dê explicações coerentes a respeito de certas coisas. O poder de fantasiar ainda prepondera sobre o poder de explicar. Então, pelo jogo simbólico, a criança exercita não só sua capacidade de pensar ou seja, representar simbolicamente suas ações, mas também, suas habilidades motoras, já que salta, corre, gira, transporta, rola, empurra, etc. Assim é que se transforma em pai/mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Didaticamente devemos explorar com muita ênfase as imitações sem modelo, as dramatizações, os desenhos e pinturas, o faz de conta, a linguagem, e muito mais, permitir que realizem os jogos simbólicos, sozinhas e com outras crianças, tão importantes para seu desenvolvimento cognitivo e para o equilíbrio emocional. Piaget descreve quatro estruturas básicas  as de jogos infantis, que vão se sucedendo e se sobrepondo nesta ordem: Jogo de exercício, simbólico/dramático, Jogo de construção, Jogo de regras. A importância do jogo de regras, é que quando a criança aprende a lidar com a delimitação, no espaço, no tempo, no tipo de atividade válida, o que pode e o que não pode fazer, garante-se uma certa regularidade que organiza a ação tornando-a orgânica. O valor do conteúdo de um jogo deve ser considerado em relação ao estágio de desenvolvimento em que se encontra a criança, isto é, como a criança adquire conhecimento e raciocina.  

Site: http://www.mundinhodacrianca.net/2009/10/crianca-e-o-jogo-simbolico.html

terça-feira, 27 de setembro de 2016

História do jogo da memória

Características 

Como o próprio nome indica, ele requer boas estratégias de memorização dos integrantes para acumular pontos. 

Origem 

Foi criado na China no século 15.   e Era formado por baralho de cartas ilustradas e duplicadas. 

Por que propor 

Para que os pequenos estabeleçam relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização. 

Como enriquecer o brincar   

■ Discuta com a turma as estratégias para localizar as figuras no espaço, como a fixação de um ponto de referência e a observação do entorno de uma figura. 
■ Converse com os pequenos ao término de cada partida para socializar as táticas usadas por cada jogador.











Desenvolve a criação de estratégias.

Trabalha limites para viver em grupo.

Estimula a cooperação e a competição positiva.








sexta-feira, 16 de setembro de 2016

jogos, da memória e de correspondência.

  • jogo  da mémoria









prancha de cores

jogos para treinar a capacidade d a criança.








                                                       Jogos de Exercício


       Os jogos de Exercício, também denominados de jogos sensórios motores, aparecem  

no primeiro período de desenvolvimento da criança,ou seja,no período de atividade 


sensório motor Esse  é o tipo de jogo que aparece no desenvolvimento da criança,mais ele é 

fundamental,pois é nesse período que a criança começa a explorar o mundo,começa a 

conhecer seus sentidos,sensações e movimentos.Esse  período é acentuado 

principalmente nos dezoito primeiros meses,apesar de permanecer por toda a vida.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

jogos lúdicos no desenvolvimento da criança.



  • os jogos lúdicos contribuem para o desenvolvimento da criança, 

  • brincando a criança aprende a conviver . pois colabora no 
  • desenvolvimento da linguagem da moral e do cognitivo. promove o 
  • desenvolvimento da inteligencia e  contribui para a auto - estima , e 
  • ajuda no desenvolvimento integral do educando. e na construção do ensino e aprendizagem desenvolve a comunicação e influencia na 
  • socialização proporciona a criança a estabelece regras.

sábado, 10 de setembro de 2016

o que é brincar , para que brincar .

brincar é  comunicação  e expressão , associando pensamento  e ação; 

um  ato instintivo voluntário; 

uma atividade  exploratória ;

ajuda ás crianças  no seu desenvolvimento  físico , mental, emocional e social;

um meio  de aprender  a viver  e não  um mero passatempo.



   brincar é tão importante quanto  estudar, ajuda  a esquecer momentos difíceis .
quando brincamos , conseguimos  sem muito esforço  encontrar respostas para várias questões, podemos impedir dificuldades de aprendizagem , bem como interagimos com nossos semelhantes.

brincar desenvolve os músculos , a mente, a sociabilidade e a coordenação motora, e deixam  as crianças muito felizes.


jogos e brincadeiras

no ato  de brincar ,existe participação e envolvimento das crianças com ou sem brinquedos é importante eles brincarem ,  através das brincadeiras, construíram.
 sua própria identidade. 





toda  criança que brinca  tem uma infãncia feliz, além  de se tornar  um adulto equilibrado físico  e emocionalmente, e conseguirá  superar problemas com mais facilidades.
           a criança brincando  desenvolve sua criatividade e á imaginação. 


         referência bibliográfica: Maluf,  Angela Cristina Munhoz. Brincar: Prazer e  Aprendizado. 3º ed. Petrópolis: vozes editora,2004 .107p.







terça-feira, 6 de setembro de 2016

tipos de jogos lúdicos para a educação infantil

na educação infantil é importante trabalhar com jogos infantis, é imprescindível atividades lúdicas para trabalhar o desenvolvimento cognitivo  e motor.  por isso  fizemos uma  lista com os tipos  de jogos que podem  ser trabalhado  em  sala de aula.



Jogo da memória gigante com animais. 

Quantas frutas tem aqui? 

Qual a cor da fruta?
Pintando profissões.


a professora pode  criar vários jogos para as crianças  que contenham algum tipo  de aprendizagem significativa.  e ensinar as crianças a trabalharem em coletivo(grupos)  a se unirem.    






Não é fácil apreender alguns conhecimentos se o trabalho escolar não for atrativo para as crianças, por isso atividades fora do quadro e leitura e escrita são cruciais. 


Os pequenos possuem uma certa dificuldade de se apreender a uma aula apenas explicativa, mesmo com o melhor dos educadores, e atividades pedagógicas para educação infantil ajudam no aprendizado de forma simples.



O educador, contudo, não deve cometer o erro de usar em sala de aula apenas jogos educativos. Os mais tímidos vão se esconder na atividade e o senso de liderança e desenvolvimento individual serão prejudicados.



Jogos lúdicos nem sempre precisam ensinar alguma coisa, mas quando trabalhados em sala de aula, é necessário buscar conhecimentos de acordo com a faixa etária, estimular a participação coletiva, evita o excesso de competição e estimular a criatividade acima de tudo.


a importãncia do lúdico para o desenvolvimento da criança

A importância do Lúdico no Desenvolvimento da Criança

RESUMO
Por meio dos jogos brincadeiras as crianças passam a compreender e a utilizar regras empregadas no processo ensino-aprendizagem. Nas atividades lúdicas acontecem as experiências inteligentes e reflexivas, e a partir disso se produz o conhecimento. Os jogos são fundamentais para desenvolver diferentes condutas e também a aprendizagem de diversos tipos de conhecimentos. Em uma sociedade como a nossa, com injustiças, competitividade e desigualdades sociais, os jogos  são atividades que, muitas vezes, ficam em último plano nas escolas, devido alguns professores levarem em consideração somente seu cunho competitivo e só se preocuparem em dar conta do planejamento de forma mecânica, esquecendo-se que podem ensinar, brincando. Pode-se, então, definir os jogos como experiências e liberdade de criação nos quais as crianças expressam suas emoções, sensações e pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os outros.  A partir do levantamento de dados teóricos, através da realização da pesquisa bibliográfica fez-se a pesquisa de campo com alunos da I Fase do II Ciclo Básico, da Escola Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres de Rio Branco-MT, tendo como meta: despertar a consciência sobre a importância da prática dos jogos em sala de aula, propiciar possibilidade de trabalhar o jogo no decorrer das aulas como recurso para o ensino de Matemática, bem como o desenvolvimento da criatividade, interesse, envolvimento, participação e interação do educando no ensino de Matemáticas. Constatou-se que os alunos são capazes de aprender e compreender melhor as regras e cálculos matemáticos através dos jogos. Embora alguns apresentem dificuldade, é notável o aumento do interesse em relação às atividades lúdicas, possibilitando afirmar que os jogos motivam e proporcionam à criança, mais facilidade, envolvimento e desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem. Embasaram teoricamente este trabalho: Borin (1.996), Antunes (2004),, dentre outros.
Palavras Chave: Lúdico, Brincando, Aprendizagem.